Antropologia da Arte – UE

Junho 6, 2006

Estatuária Txokwé

Filed under: Arte Africana, Estatuária, Povo Txokwé — antropologiaue @ 2:44 pm

A escultura Txokwé é plena de simbolismos enquadrada em concepções que nos dão a dimensão das instituições, usos, costumes, e que nos mostram o conceito de família, mito, religião, magia e ainda a simbiose do mundo visível com o mundo invisível.
As estátuas são esculpidas principalmente em madeira escurecida, representam antepassados e são muitas vezes usadas em rituais iniciáticos. Outras tinham mesmo funções práticas, serviriam de recipientes para «medicamentos» destinados a obter protecção dos espíritos ou a afastar a sua influência nefasta muito importante para a caça e para o tratamento das doenças, do corpo e do espírito.
A escultura sacra dos Txokwé era uma estatuária feita por especialistas do culto, o tronco conserva uma forma cilíndrica e o rosto uma expressão fruste dada muitas vezes por três pedaços de lama colocados no lugar dos olhos e da boca. Mas a outra arte era feita por escultores profissionais que representava heróis ou antepassados. Esta última, considerada uma «arte de corte» apresenta formas acabadas e um grande acabamento naturalista. Simetria, frontalidade e desproporcionalidade são tudo elementos que caracterizam a escultura deste povo. As faces esculpidas com grande vigor e força constituem um ponto muito forte de expressão em toda a escultura.
Dois tipos fundamentais da temática representativa entre os Txokwé:

– O Tshibinda Ilunga que é o herói caçador, o introdutor do arco, o Pai.
Marido de Lweji. Representa o herói civilizador. Possui elementos formais que estão muito ligados com o mito dos povos Txokwé e Lunda.

  Tshibinda Ilunga

– A Lweji que é a Mãe, a mulher por excelência.
Mulher de Tshibinda Ilunga. Representa todo o mito de mulher e como ele é importante nesta sociedade devido à sua função procriadora.

 Tshibinda Ilunga

  Todas estas estatuetas são ainda Hamba ou Wanga. As primeiras terão funções divinatórias e de culto, as segundas, devido a filtros mágicos, terão, além de funções de culto, funções de protecção.

 Hamba ou Wanga, Chibinda e Lweji

 

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: